domingo, 6 de novembro de 2016

Como ocorrem as estações do ano?

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?

A ideia que me passaram na escola sobre as estações  do ano é que a Terra, num certo momento, ficava mais longe do sol que em outra época.. e assim acontecia o inverno e o verão...



NA verdade, as estações do ano acontecem por causa do movimento da Terra em volta do Sol e da inclinacão do eixo da Terra em relação ao Sol.

O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento damos o nome de translação e a sua consequência é a mudança das estações do ano.

 Nosso planeta faz um ângulo de vinte e três graus e meio com o plano da sua órbita – como um pião que girasse inclinado ao redor de outro objeto, com seu eixo apontando sempre para o mesmo lado. E isso faz com que a luz seja distribuído de maneira desigual ao longo do ano.

No dia 21 de dezembro, O Hemisfério Sul está recebendo mais luz do sol que o Hemisfério Norte, dessa maneira temos o Solstício! O início do Verão para o Hemisfério Sul e o Inverno para o Hemisfério Norte!

A Terra continua com seu movimento de translação até o dia 21 de março, quando a Terra é iluminada por igual os dois hemisférios...  temos então o Equinócio! Com o Início do Outono para o hemisfério Sul e  Primavera para o hemisfério norte!

No dia 21 de junho, é a vez do hemisfério norte receber mais luz do sol que o hemisfério sul. Temos mais um Solstício! Com o início do Verão no Norte e o Inverno no Sul!

Até chegar o dia 23 de Setembro, quando a terra volta a iluminar igualmente os dois hemisférios! O Equinócio de Primavera para o Hemisfério Sul e o Outono para o Hemisfério Norte!

A terra continua girando ao redor do sol até chegar no dia 21 de dezembro, que vai começar todo o ciclo novamente!


O legal disso também, é que no verão, os dias são bem maiores que as noites. Em Curitiba, por exemplo, o por do sol no verão chega a acontecer até as 8 e 20 da noite...  já no Inverno, quando as noites são maiores que os dias, por aqui costuma escurecer por volta das 5 e meia da tarde!



Nenhum comentário: